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Natural de Salvador, Bahia (16/03/1968). Formado pela Escola de Administração da UFBA (2004). Cursando Direito na UNIRB. Solteiro.

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segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

DIVERSIFICAÇÃO DE MERCADOS É VITAL PARA O BRASIL






Assim como o Brasil, no passado, cometeu o erro de depender excessivamente dos Estados Unidos da América, atualmente faz o mesmo em relação à China.

A nosso ver, nenhum País deve responder por mais de 15% do nosso comércio exterior, sob pena de ficarmos sujeitos às oscilações que podem atingir um ou outro mercado ou conjunto de mercados. Isso sem falar que concedemos, a este ou àquele País um poder que poderá ser usado contra nós.

Precisamos buscar novos mercados, sem perder aqueles já "conquistados" pelo Brasil. Além da Europa, Estados Unidos, Coréia do Sul, Rússia, China e Japão, dentre outros, precisamos aumentar, consideravelmente, o nosso comércio com os Países islâmicos, o Canadá, o México, os Países cento-americanos, a África, a Austrália, a Nova Zelândia, a Escandinávia, a Indochina, a Insulíndia, e, mesmo, com os Países centro-asiáticos. Isso ao lado do incremento crescente do comércio com os Países da América do Sul.

Aliás, não só desenvolver o comércio, mas, igualmente, buscar o fortalecimento de laços culturais, científicos, diplomáticos etc.

Assim como tivemos ondas migratórias importantes no passado, que contribuíram para a formação do Povo brasileiro, devemos pensar em novas ondas migratórias controladas, que podem, igualmente, trazer novas contribuições culturais e pessoal altamente especializado em áreas importantes para o futuro do Brasil (nuclear, nanotecnologia, espacial, biotecnologia e muitas outras).

O Brasil pode e deve ser uma alternativa para o futuro do planeta, sem se vincular de modo dependente e servil a nenhum País ou Bloco.


ADMILSON QUINTINO SALES JUNIOR

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